SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Estudo Comparativo Luso-Brasileiro sobre a Formação Inicial de Professores em Altas Habilidades/Superdotação com Enfoque nos Conteúdos CurricularesLevantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

PETRONI, Natalia Nascimento; BOUERI, Iasmin Zanchi  y  LOURENCO, Gerusa Ferreira. Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.327-342.  Epub 01-Jul-2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000300002.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transição da prancha de comunicação em papel para a prancha de comunicação no tablet para uma jovem com paralisia cerebral, tendo em vista verificar a efetividade do uso desse recurso de tecnologia assistiva como um equipamento alternativo para a comunicação. Participou do estudo uma jovem com paralisia cerebral usuária de prancha de comunicação em papel tendo como material para construção uma pasta, velcro e cartões de palavras. Foi utilizado um delineamento de comparação entre intervenções com reversão com as seguintes fases experimentais: A1. e A2. não há intervenção; B. implementação de acessibilidade ao tablet; BC. implementação de acessibilidade ao tablet somada a órtese de posicionamento; BCD1. e BCD2. implementação de acessibilidade ao tablet somada à órtese de posicionamento e às modificações na mesa de apoio. Ao investigar o uso do tablet associado aos recursos de tecnologia assistiva implementados os resultados alcançados indicam dados positivos quanto aos procedimentos de ensino estabelecidos para a implementação do tablet em substituição à prancha em papel.

Palabras clave : Educação Especial; Sistemas de Comunicação; Paralisia Cerebral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )