SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Social Representations and Special Education Teacher’s Epistemological Conceptions of LearningAnalysis of Sociodemographic Factors of The Pair Caregiver-Child/Adolescent With Disability: A Case-Control Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ALVES, Denise Soares da Silva  and  AGUILAR, Luis Enrique. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em Jundiaí: Uma Análise do Processo de Implementação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.373-388.  Epub July 01, 2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000300005.

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI) entre os anos de 2008 e 2013 na Rede Municipal de Ensino de Jundiaí, interior de São Paulo. Duas questões direcionaram o desenvolvimento desta pesquisa: como se articula o processo de implementação da PNEE-PEI na Rede Municipal de Jundiaí e quais as consequências da implementação desta política para a Educação Especial no município. Com o intuito de alcançar o que propõe, este estudo empregou de forma integrada os métodos quantitativo e qualitativo de pesquisa. Os dados coletados foram organizados e submetidos à análise e interpretação por meio da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa revela uma participação representativa do terceiro setor no atendimento da Educação Especial em Jundiaí nos anos que antecedem a publicação da PNEE-PEI, evidenciando uma transferência da responsabilidade estatal na oferta e na manutenção desta modalidade. Esse cenário de dominação do terceiro setor passa a modificar-se a partir da implementação da PNEE-PEI que impulsionou a construção de uma política municipal de educação inclusiva, refletindo na expansão do número de matrículas na rede regular de ensino.

Keywords : Escola Pública; Educação Especial; Política Nacional de Educação Especial; Implementação; Jundiaí.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )