SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Pessoas com Deficiência e a Construção de Estratégias Comunitárias para Promover a Participação no Mundo do TrabalhoEnsino de Repertórios Expressivos a Crianças Usuárias de Implante Coclear: uma Revisão de Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

PELOSI, Miryam Bonadiu; SILVA, Renata Mousinho Pereira da; SANTOS, Gladis dos  y  REIS, Nathalya Herzer. Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.535-550.  Epub 01-Oct-2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000500005.

Este artigo teve como objetivo investigar os resultados produzidos por uma oficina de linguagem, com foco no estímulo das habilidades fonológicas, e a compreensão do sistema alfabético, com um grupo composto por cinco crianças e adolescentes com síndrome de Down, com idades entre 9 e 12 anos e 11 meses. O trabalho foi desenvolvido por equipe interdisciplinar, com duração de 90 minutos, uma vez por semana, por um ano, e realizado na brinquedoteca terapêutica de um hospital universitário da Região Sudeste do país. A metodologia foi a de estudos de casos coletivos, e a pesquisa contou com a aplicação de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os instrumentos utilizados avaliaram a leitura de palavras isoladas; a consciência fonológica; a memória sequencial auditiva, a habilidade de repetição de palavras reais e de não palavras. Para a análise dos dados, foi utilizado o software Statistical Package for The Social Sciences - SPSS, versão 23.0, com o teste de t Student. Os resultados mostram significância estatística para as habilidades de consciência fonológica de rima, manipulação e transposição silábica, segmentação, síntese, manipulação e transposição fonêmica; memória de trabalho fonológica medida pela repetição de não palavras dissílabas e leituras de palavras isoladas trissílabas de alta frequência. Concluiu-se que a estimulação sistemática de habilidades cognitivo-linguísticas, especialmente as fonológicas, foi capaz de favorecer a aprendizagem da leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down.

Palabras clave : Educação Especial; Síndrome de Down; Alfabetização; Fonoaudiologia; Terapia ocupacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )