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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

CRAVO, Felipe Augusto Monteiro; ALMEIDA-VERDU, Ana Cláudia Moreira; SILVA, Leandra Tabanez do Nascimento  e  MORET, Adriane Lima Mortari. Ensino de Repertórios Expressivos a Crianças Usuárias de Implante Coclear: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.551-566.  Epub 01-Out-2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000500006.

Os objetivos desta pesquisa foram (a) verificar a quantidade de produções científicas que descrevessem procedimentos de ensino de repertório expressivo, de acordo com as categorias verbais de Skinner (1957), a crianças com implante coclear; (b) caracterizar seus métodos, considerando participantes, estímulos, materiais e delineamentos utilizados; (c) identificar variável independente manipulada e variável dependente mensurada. A metodologia seguiu o modelo PRISMA para revisões de literatura e meta-análises. A busca foi feita na Web of Science com os descritores e marcadores boleados: "Cochlear Implant", [and] "Children" [and] "Language", [and] "Teaching". Foram encontrados 39 artigos e, após aplicação dos critérios de exclusão, obteve-se 12 artigos para análise. Dentre estes, oito descreveram metodologias de ensino de repertório expressivo. Os dados apontaram uma concentração de publicações internacionais entre os anos de 2012 e 2015. O operante intraverbal tem sido o maior alvo das intervenções encontradas, seguido por tato e textual. Mais de 50% dos estudos fizeram uso de delineamentos experimentais de sujeito único, corroborando com as indicações sobre a importância desse tipo de delineamento para a pesquisa em saúde e educação. Publicações nacionais não foram encontradas, embora haja uma forte linha de pesquisa no país. Para contornar tal situação, sugere-se a inserção intencional das pesquisas que se tem ciência ao conjunto de pesquisas encontradas por meio de revisões sistemáticas. Sintetizar as publicações que apresentam metodologias de ensino a essa população pode favorecer os profissionais de Educação Especial na elaboração de suas intervenções e currículos.

Palavras-chave : Educação Especial; Implante coclear; Análise do comportamento.

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