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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de et al. A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.619-636.  Epub 01-Out-2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-653824180005000010.

Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária.

Palavras-chave : Educação Especial; Educação Inclusiva; Inclusão; Creche; Resultados de pesquisas.

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