SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 special issueStudents with Deafness in Brazil: Spaces of Schooling and Academic Production in Three Different Regional ContextsThe History of Expansion of School Inclusion and the Demands of Regular Education Disseminated by a Newspaper author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FONSECA, Eneida Simões da; ARAUJO, Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque  and  LADEIRA, Carla Bronzo. Atendimento Escolar Hospitalar: Trajetória pela Fundamentação Científica e Legal1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp.101-116.  Epub Oct 01, 2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400008.

O atendimento escolar hospitalar é normatizado por legislação própria há quase duas décadas. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a trajetória científica e legal dessa temática, a partir de estudo comparado entre os artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial que tratam especificamente desse assunto, os resultados dos encontros nacionais promovidos, os informativos semestrais divulgados e alguns trabalhos acadêmicos recentes relacionados ao tema. A técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, e a análise proposta foi a de conteúdo. Os resultados apontam que essa área do conhecimento se fundou a partir de pesquisas que, à época, mesmo que incipientes, nortearam o que se delimitaria como a essência do atendimento escolar ao doente. Apesar do aumento da oferta desse tipo de ensino, ela não necessariamente está circunscrita à escolarização no hospital, demonstrando entendimento diverso do que preconizam as normativas legais para esse serviço. Os encontros nacionais mantêm a discussão, mas também se projetam para temáticas que não dialogam diretamente com a proposta de escolarização no hospital, mas com outros aspectos relacionados à vida do doente. Os informativos semestrais focam mais especificamente nessa área de atuação. Estes divulgam estudos, legislações, eventos pertinentes, assim como aproximam os interessados por essa modalidade educacional. Considerando-se também a realidade dessa escolarização em outros países, é possível afirmar que o reconhecimento e respeito do direito de escolaridade do doente fazem com que esse serviço seja oferecido com a jurisprudência e a qualidade necessárias para o cumprimento de suas atribuições junto ao alunado doente.

Keywords : Educação Especial; Escola em hospital; Garantia de atendimento escolar; Legislação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )