SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Relatos de Séries de Casos de Adultos Institucionalizados com Deficiência Múltipla: Como Avaliar a Funcionalidade?Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

FELICIO, Franciele Aparecida dos Santos; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar  e  RODRIGUES, Viviane. Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.67-84.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100005.

Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos dos brinquedos educativos associados à contação de histórias na interação de uma criança com deficiência múltipla. Participou do estudo uma criança de dez anos com diagnóstico de deficiência múltipla (paralisia cerebral e deficiência visual). Foi empregado o delineamento de sujeito único, no modelo AB, para verificar e avaliar as variáveis do estudo, sendo a variável dependente as habilidades de interação com os brinquedos educativos. A variável independente caracterizou-se pela aplicação de brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias adicionais. Como materiais, foram selecionados oito brinquedos do kit da Instituição LARAMARA para cegos, que atendiam ao objetivo da pesquisa. O treinamento baseou-se na contação de histórias seguidas pelo uso de estratégias adaptadas em diferentes situações, totalizando seis sessões para cada brinquedo, divididas em duas etapas, linha de base (A) e intervenção (B). Todas as sessões foram filmadas, analisadas e pontuadas de acordo com a folha de registro, para mensurar a interação do participante com os brinquedos. Como resultados, pode-se demonstrar que, nas fases de linha de base, o participante não interagiu com o brinquedo. Entretanto, quando foi introduzida a intervenção, houve aumento no número de interações com os brinquedos educativos, pois o participante conseguiu manipulá-los e dar função a todos os brinquedos. Em síntese, o uso dos brinquedos educativos associados à contação de histórias pode ser uma possibilidade de intervenção para pessoas com deficiências múltiplas de modo a oferecer mais interação com o brinquedo.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência múltipla; Brinquedo educativo; Contação de histórias; Estratégias de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )