SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência MúltiplaProfessor, Profissional ou Educador: a Concepção de Professor de Educação Especial nas Produções Acadêmicas do Campo Específico da Educação Especial (2000-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

ALONSO, Felipe Trillo; GANETE, Ana Parada  y  BERNARDEZ-GOMEZ, Abraham. Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.85-100.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100006.

A atenção à diversidade para tornar a educação inclusiva eficaz é o marco teórico conceitual no qual se apresenta este trabalho sobre um aluno com Síndrome de Asperger (SA), que se chama Juan. O objetivo deste artigo é identificar, descrever, analisar, interpretar, compreender e tornar visível uma boa prática de inclusão educacional com uma criança com Síndrome de Asperger baseada na aprendizagem cooperativa. Assim, por meio de uma metodologia qualitativa com um estudo de caso único, analisa-se uma experiência de inclusão educacional relatada pelas próprias crianças, e isso representa uma experiência de aprendizagem cooperativa. Atender às necessidades específicas de apoio educacional (NEAE) de Juan para facilitar sua inclusão é a espinha dorsal deste trabalho.

Palabras clave : Educação Especial; Asperger; Aprendizagem colaborativa; Práticas inclusivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )