SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Teacher, Professional or Educator: the Conception of Special Education Teacher in the Academic Productions of the Specific Field of Special Education (2000-2016)Teaching Rudimentary Reading Skills to Students with Autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RAMOS, Denise Marina  and  HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Balanço das Dissertações e Teses sobre o Tema Educação de Surdos (2010-2014). Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.117-132.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100008.

Nas últimas décadas, as discussões sobre a educação de surdos instituíram um terreno fértil para o desenvolvimento de pesquisas no campo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a educação de surdos com base em pesquisas de Mestrado e Doutorado. Por meio de uma abordagem bibliométrica, foram analisadas, na íntegra, 62 dissertações e oito teses sobre o referido tema, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, defendidas entre 2010 e 2014. Os resultados indicaram maior concentração de produções nas regiões Sudeste e Sul, em instituições de Ensino Superior públicas e nas áreas de conhecimento Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Verificou-se, ainda, um número sensível de surdos entre os autores das produções e a prevalência de uma concepção socioantropológica entre as dissertações e as teses. Entre os temas privilegiados nas investigações, destacaram-se aqueles voltados à inclusão, linguagem, intérprete educacional, formação de professores e escola/educação bilíngue. Por fim, a partir do panorama observado, espera-se que pesquisas futuras aprofundem os temas investigados, contemplem as lacunas observadas e, principalmente, continuem a indicar caminhos para transformações na realidade educacional de alunos surdos.

Keywords : Educação Especial; Educação dos surdos; Produção científica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )