SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Teaching Rudimentary Reading Skills to Students with AutismMindfulness y el Abordaje del TDAH en el Contexto Educativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva  and  GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. Leitura de Estudantes com Dislexia do Desenvolvimento: Impactos de uma Intervenção com Método Fônico Associado à Estimulação de Funções Executivas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.155-174.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100010.

O objetivo deste estudo foi verificar o impacto de uma intervenção envolvendo o método fônico associado à estimulação de FE no desempenho de sete estudantes com dislexia com idade média de 10,7 anos (grupo experimental - GE), em tarefas de funções executivas (FE), consciência fonêmica e leitura. O desempenho do GE foi comparado com três grupos de controle: de disléxicos (GCD) da mesma faixa etária do GE; por idade (GCI) composto por 7 meninos da mesma faixa etária que o GE, e outro grupo de leitores hábeis, porém mais jovens (GCL) com quatro participantes. O GE recebeu a intervenção em 28 sessões. Os quatro grupos foram avaliados em consciência fonêmica, leitura, compreensão e FE antes e após a intervenção recebida pelo GE. Como resultado, o GE apresentou desempenho significativamente maior que o GCD na leitura de palavras isoladas (frequentes, não-frequentes e pseudopalavras). Em compreensão leitora, os dois grupos de disléxicos progrediram em seu desempenho, porém não significativamente. A intervenção não afetou o desempenho das FE de flexibilidade cognitiva e memória de trabalho. O GE melhorou em fluência verbal ortográfica e controle inibitório medido pelo Go/No Go. O desempenho dos GCI e GCL não tiveram mudança significativa em consciência fonêmica, leitura de palavras, compreensão de sentenças e textos, e na maioria das FE. Esses resultados permitem concluir que a participação dos disléxicos em uma intervenção focalizando o desenvolvimento da consciência fonêmica, da leitura e das funções executivas foi eficiente para promover seu desempenho em leitura, notadamente a leitura de palavras isoladas.

Keywords : Dislexia; Funções Executivas; Intervenção; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )