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Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MENINO-MENCIA, Gislaine Ferreira; BELANCIERI, Maria de Fátima; SANTOS, Mônica Pereira dos  and  CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Estudos Desenvolvidos Tendo como Base o Documento “Index Para a Inclusão”. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.319-336.  Epub May 31, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-6538251900020009.

A Inclusão em Educação como uma nova proposta de cultura escolar visa o desenvolvimento de uma escola “para todos”. As implicações desse processo legal consistem no reconhecimento da igualdade de valor e de direitos entre seres humanos e na consequente tomada de decisões por parte da escola, com vistas ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas inclusivas. Uma das possibilidades de levar-se tal tarefa a cabo é por meio do desenvolvimento do Index para a Inclusão. Trata-se de um documento orientador de processos institucionais de autorrevisão, particularmente voltado a escolas de Educação Básica, mas bastante adaptável a outros contextos educacionais e mesmo a outros tipos de instituição. Assim sendo, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão teórica sobre a construção teórico-metodológica e a aplicabilidade do documento “Index para a inclusão”. Caracterizada como um estudo bibliográfico narrativo, a coleta de dados foi realizada em bases de dados nacionais e internacionais, como a Web of Science, Scopus, Parthenon, Capes e Dialnet, a partir das seguintes palavras-chave: “Index para a Inclusão” e “Booth”, com recorte temporário entre os anos de 2011 e 2016, resultando em 17 artigos. Para além da divulgação do uso do instrumento, este estudo mostra como o “Index para a Inclusão” tem sido adaptado e desenvolvido no contexto educacional internacional e nacional, possibilitando à rede pública de escolas brasileiras mais autonomia no que se refere às culturas, às políticas e às práticas inclusivas.

Keywords : Educação Especial; Educação Inclusiva; Index para a Inclusão.

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