SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3(Re)Signification in the Assessment Process of Young and Adult Subjects with Intellectual DisabilityThe Voices of the Teachers in the Hospital Pedagogy: Unveiling Possibilities and Confrontations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ANDALECIO, Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma et al. Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.389-402.  Epub Aug 30, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300003.

O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção.

Keywords : Autismo; Educação Especial; Cuidadores; Análise do Comportamento Aplicada; Intervenção intensiva.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )