SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3(Re)Significações no Processo de Avaliação do Sujeito Jovem e Adulto com Deficiência IntelectualAs Vozes das Professoras na Pedagogia Hospitalar: Descortinando Possibilidades e Enfrentamentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

ANDALECIO, Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma et al. Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.389-402.  Epub 30-Ago-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300003.

O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção.

Palabras clave : Autismo; Educação Especial; Cuidadores; Análise do Comportamento Aplicada; Intervenção intensiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )