SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com AutismoA Modulação das Condutas das Pessoas com Deficiência no Contexto Educacional Brasileiro de Inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SOUZA, Zilmene Santana  e  ROLIM, Carmem Lucia Artioli. As Vozes das Professoras na Pedagogia Hospitalar: Descortinando Possibilidades e Enfrentamentos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.403-420.  Epub 30-Ago-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300004.

Esta pesquisa busca conhecer o processo pedagógico educacional em um ambiente hospitalar, na atuação das professoras, considerando as especificidades de crianças em tratamento de saúde, na cidade de Palmas, estado do Tocantins, Brasil. A investigação desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa de cunho descritivo. Como estratégia metodológica, utilizou-se o estudo de caso; e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. No desenvolvimento, a pesquisa foi construída dando voz às professoras, em um caminhar que perpassou questões relativas à regulamentação e à prática docente para o atendimento educacional à criança hospitalizada. Os resultados obtidos demonstram que a educação hospitalar oferece diferentes possibilidades educativas para o atendimento a essa criança. No campo de pesquisa, identificou-se a existência da brinquedoteca, que, em sua dinâmica, possibilita desenvolver ações ludoterapêuticas, contribuindo para amenizar o sofrimento, diminuir a ansiedade e elevar a autoestima da criança e seus familiares. Percebeu-se, ainda, a importância de pensar sobre a implantação das classes hospitalares, um direito legal, mas ainda não efetivado no contexto pesquisado. Ao conhecer o processo pedagógico hospitalar também foi possível observar a necessidade de aproximação do hospital com as experiências escolares, buscando oportunizar para as crianças em tratamento o acesso às atividades típicas da infância.

Palavras-chave : Educação e saúde; Prática docente; Brinquedoteca; Possibilidades e enfrentamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )