SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Vivências Escolares e Transtorno do Espectro Autista: o que Dizem as Crianças?O Estatuto Linguístico da Língua Brasileira de Sinais e a Superação do Estigma na Educação de Surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SILVA, Margaret da Conceição; MIETO, Gabriela Sousa de Melo  e  OLIVEIRA, Valéria Marques de. Estudos Recentes sobre Inclusão Laboral da Pessoa com Deficiência Intelectual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.469-486.  Epub 02-Set-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300008.

A partir dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, temos por objetivo debater o tema “Estudos Recentes Sobre Inclusão laboral da Pessoa com Deficiência Intelectual (DI) no Ambiente de Trabalho” a partir do levantamento de publicações científicas entre os anos de 2008-2018. Essas pesquisas apontam a inclusão laboral como fator favorável ao desenvolvimento global desses sujeitos. O levantamento foi feito nos idiomas português, inglês e espanhol no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (CAPES/MEC) nas buscas por assunto e nas Bases de Dados Web of Science e Scopus, tendo como critérios de seleção artigos nas áreas de deficiência intelectual, inclusão, psicologia e educação especial. Como indicadores, foram utilizadas as palavras: “adulto e deficiência intelectual”, “deficiência intelectual AND trabalho”, “mental disability AND work”, “intellectual disability AND work”, “deficiência intelectual e inserção laboral”, “deficiência intelectual e trabalho”, “deficiência intelectual e inclusão no trabalho”, e “deficiência intelectual e inserção no mercado de trabalho”. Identificamos ao todo 29 artigos diretamente relacionados ao tema. Os assuntos mais investigados foram: “Pessoa com DI nas organizações” (7), “Formação profissional” (13), “Legislação e políticas públicas” (5), “Sentido e significados do trabalho” (3) e “Trabalho, educação e família” (1). Os resultados revelaram a necessidade de estudos direcionados para o campo da psicologia e educação que possam oferecer mais subsídios para a inclusão laboral desses sujeitos de forma a colaborar com políticas públicas efetivas. Indicamos a pertinência do desenvolvimento de pesquisas que abordem a construção de significados pela pessoa com deficiência intelectual sobre o mercado de trabalho.

Palavras-chave : Deficiência intelectual; Mercado de trabalho; Inclusão laboral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )