SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Alternative Communication Program for a Child with Cerebral Palsy and His Communication Partners: a Multiple-Probe Design Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FISCHER, Marta Luciane. Tem um Estudante Autista na minha Turma! E Agora? O Diário Reflexivo Promovendo a Sustentabilidade Profissional no Desenvolvimento de Oportunidades Pedagógicas para Inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.535-552.  Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400001.

O Ensino Superior tem ultrapassado as barreiras da inclusão de modo a vislumbrar a formação de profissionais autônomos e preparados para as profissões do futuro. Considerando o emprego do diário reflexivo na prática e na pesquisa em educação, questiona-se, neste artigo, sua efetividade na confluência das demandas do ensino por competência, exercício de metodologias ativas e inclusão promovidos pela sustentabilidade profissional de um docente sem formação em Educação Especial. O objetivo foi avaliar, por meio da análise sistemática de conteúdo, três práticas pedagógicas registradas conforme premissas e argumentos práticos no ensino com (Ciências Biológicas) e sem (Psicologia) estudantes autistas. A intervenção foi norteada pela implementação de metodologias ativas durante o semestre letivo. Os resultados indicam a efetividade da técnica, pois a identificação do problema, a reflexão e a tomada de decisão apresentaram efeitos no desempenho do professor, transpassando o desenvolvimento de competências no estudante com necessidade educacional especial, sensibilizando-o para a superação de limitações também de estudantes neurotípicos.

Keywords : Autismo; Métodos de aprendizagem; Ensino para competência; Estratégia para autoformação; Inclusão educacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )