SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4There is an Autistic Student in my Class! Now What? The Reflexive Journal Promoting Professional Sustainability in the Development of Pedagogical Opportunities for InclusionSpecial Education in Teacher Training: a Study on Undergraduate Courses in Pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MANZINI, Mariana Gurian; CRUZ, Daniel Marinho Cezar da; ALMEIDA, Maria Amélia  and  MARTINEZ, Claudia Maria Simões. Programa de Comunicação Alternativa para uma Criança com Paralisia Cerebral e seus Parceiros de Comunicação: um Estudo de Delineamento de Múltiplas Sondagens. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.553-570.  Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400002.

A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa para crianças (CSA) com paralisia cerebral é essencial para o seu envolvimento em diferentes contextos. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi verificar os efeitos de um programa individualizado de CSA para uma criança com paralisia cerebral não verbal em três contextos da vida cotidiana: escola, casa e ambientes clínicos. Este estudo utilizou o delineamento experimental de múltiplas sondagens. Os participantes foram uma criança com paralisia cerebral e três parceiros de comunicação em seus respectivos contextos: professor, mãe e terapeuta ocupacional. A intervenção consistiu no processo individualizado de formação teórica e prática dirigida aos parceiros de comunicação e implementação da CSA. Após a implementação do programa de intervenção, os resultados demonstraram que a criança e os parceiros de comunicação usaram com sucesso os recursos da CSA. Os resultados apontam que as estratégias adotadas nos três contextos foram eficazes e proporcionaram aprendizado sobre o uso de CSA para a criança e seus parceiros de comunicação.

Keywords : Educação Especial; Comunicação Alternativa; Paralisia Cerebral; Terapia Ocupacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )