Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470
Abstract
MANZINI, Mariana Gurian; CRUZ, Daniel Marinho Cezar da; ALMEIDA, Maria Amélia and MARTINEZ, Claudia Maria Simões. Programa de Comunicação Alternativa para uma Criança com Paralisia Cerebral e seus Parceiros de Comunicação: um Estudo de Delineamento de Múltiplas Sondagens. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.553-570. Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400002.
A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa para crianças (CSA) com paralisia cerebral é essencial para o seu envolvimento em diferentes contextos. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi verificar os efeitos de um programa individualizado de CSA para uma criança com paralisia cerebral não verbal em três contextos da vida cotidiana: escola, casa e ambientes clínicos. Este estudo utilizou o delineamento experimental de múltiplas sondagens. Os participantes foram uma criança com paralisia cerebral e três parceiros de comunicação em seus respectivos contextos: professor, mãe e terapeuta ocupacional. A intervenção consistiu no processo individualizado de formação teórica e prática dirigida aos parceiros de comunicação e implementação da CSA. Após a implementação do programa de intervenção, os resultados demonstraram que a criança e os parceiros de comunicação usaram com sucesso os recursos da CSA. Os resultados apontam que as estratégias adotadas nos três contextos foram eficazes e proporcionaram aprendizado sobre o uso de CSA para a criança e seus parceiros de comunicação.
Keywords : Educação Especial; Comunicação Alternativa; Paralisia Cerebral; Terapia Ocupacional.