SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4A Educação Especial na Formação de Professores: um Estudo sobre Cursos de Licenciatura em PedagogiaLimitações da Avaliação Automatizada de Acessibilidade em uma Plataforma de MOOCS: Estudo de Caso de uma Plataforma Brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

GANEM, Leila de Souza  y  SILVA, Carla Cilene Baptista da. Ações do Atendimento Pedagógico Domiciliar: Possibilidades e Desafios. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.587-602.  Epub 11-Oct-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400004.

Este estudo propõe a descrição e a análise das possibilidades e dos desafios na atuação com estudantes com deficiência inseridos no Atendimento Pedagógico Domiciliar, na cidade de Santos, estado de São Paulo, de acordo com a visão dos professores. Para tanto, optou-se pela metodologia qualitativa com a realização de entrevista semiestruturada com professoras que trabalham nesse contexto. Participaram oito professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar, com experiência superior a um ano no serviço e que atuam com crianças e adolescentes com deficiência. A análise dos dados permitiu a compreensão de significados, valores e atitudes que correspondem a processos da realidade. Literatura específica, documentos oficiais sobre Educação Inclusiva, Classes Hospitalares e Atendimento Pedagógico Domiciliar nortearam esta pesquisa e possibilitaram o amparo na legislação. Os resultados sinalizam ser imprescindível pensar na função e na (re)significação do papel do professor nesse processo. A pluralidade de saberes e a articulação da educação com a saúde despontam como fundamentais para uma construção coletiva que favoreça a atuação docente. Outro aspecto relevante foi a reflexão sobre a ressignificação do fazer docente no ambiente domiciliar, colaborando com a elaboração de propostas de ações mais eficazes na atuação com os alunos do Atendimento Pedagógico Domiciliar, assim como na possibilidade de estender essa prática para outras situações no âmbito escolar e a garantia da efetiva escolarização fora dos "muros da escola" para outros municípios.

Palabras clave : Educação Especial; Ensino em Saúde; Atendimento Pedagógico Domiciliar; Inclusão; Educação Inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )