SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Limitations of Automated Accessibility Evaluation in a MOOC Platform: Case Study of a Brazilian PlatformThe Professional Development of Special Education Teachers and the Teaching of Natural Sciences for Blind and Low-Vision Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

CAMARGO, Flávia Pedrosa de  and  CARVALHO, Cynthia PAES DE. O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: a Gestão da Política de Educação Inclusiva em Escolas Municipais Segundo os Agentes Implementadores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.617-634.  Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400006.

Este trabalho investigou a implementação da política de educação inclusiva na Rede Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sul, por meio da atuação e das percepções dos agentes implementadores tanto no âmbito da Secretaria de Educação quanto da escola. Buscamos conhecer como as políticas educacionais voltadas aos alunos com deficiência são implementadas e as condições de atendimento a esses alunos na Rede Municipal. Como referencial teórico, utilizamos os estudos sobre Burocracia de Médio Escalão e Burocracia de Nível de Rua para entender as percepções e as interações entre os agentes. Os Estudos sobre a Deficiência (Disability Studies) ofereceram-nos importantes chaves de interpretação dos fenômenos por meio da perspectiva sociológica da deficiência, sobretudo o conceito de capacitismo. Inicialmente, realizamos um levantamento sobre as matrículas e as escolas a partir do Censo Escolar. Em seguida, foi aplicado um survey às equipes de gestão e aos professores de todas as escolas urbanas da Rede Municipal, sendo escolhidas três escolas para pesquisa qualitativa. Os resultados mostraram que os agentes implementadores, apesar de seus esforços para realização do trabalho, encontram dificuldades que interferem diretamente em sua atuação.

Keywords : Política de Educação Inclusiva; Implementação; Burocracia de médio escalão; Burocracia de nível de rua; Capacitismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )