SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: a Gestão da Política de Educação Inclusiva em Escolas Municipais Segundo os Agentes ImplementadoresAs Interações Pedagógicas na Perspectiva do Ensino Colaborativo (Coensino): Diálogos com o Segundo Professor de Turma em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

VOOS, Ivani Cristina  e  GONCALVES, Fábio Peres. O Desenvolvimento Profissional de Docentes da Educação Especial e o Ensino de Ciências da Natureza para Estudantes Cegos e Baixa Visão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.635-654.  Epub 11-Out-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400007.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como podem se caracterizar potencialidades e limites de um processo formativo envolvendo docentes da Educação Especial, a fim de favorecer reflexões sobre a atuação do educador especial diante do ensino e da aprendizagem de Ciências da Natureza envolvendo estudantes cegos e baixa visão. Para tanto, foi desenvolvido um processo formativo com 17 professores, dos quais dois eram cegos, da área de Educação Especial de uma Rede Municipal de Ensino. A pesquisa de natureza qualitativa teve o corpus da análise constituído por: produções textuais dos professores decorrentes de atividades realizadas no processo formativo; registros em um diário virtual coletivo e textos originados da transcrição de entrevistas semiestruturadas. A análise textual discursiva foi escolhida como procedimento analítico. A partir disso, foi possível averiguar que os docentes da Educação Especial, em parte, reconhecem os limites em sua atuação no que tange o ensino de Ciências da Natureza para estudantes cegos e baixa visão. Com base na categoria circulação intercoletiva, oriunda da epistemologia de Ludwik Fleck, chama-se atenção para a importância de interação dos educadores especiais com diferentes profissionais, que pode ajudá-los a enfrentar os limites de sua atuação relativa ao ensino e à aprendizagem de Ciências da Natureza.

Palavras-chave : Educação Especial; Ensino de Ciências; Desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )