SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The Professional Development of Special Education Teachers and the Teaching of Natural Sciences for Blind and Low-Vision StudentsUniversal Design for Learning and Inclusive Education: a Systematic Review in the International Literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BUSS, Beatriz  and  GIACOMAZZO, Graziela Fatima. As Interações Pedagógicas na Perspectiva do Ensino Colaborativo (Coensino): Diálogos com o Segundo Professor de Turma em Santa Catarina. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.655-674.  Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400008.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar a percepção dos Segundos Professores sobre as interações pedagógicas que se estabelecem entre esse profissional e o professor titular na perspectiva do ensino colaborativo (Coensino). Para tanto, contextualiza-se a função do Segundo Professor de Turma e suas atribuições de acordo com os documentos legais e as políticas de inclusão em Santa Catarina. Conceitua-se o Coensino a partir das contribuições teóricas de Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), Vilaronga (2014), Costas e Correia (2012), França (2016), Zerbato (2014) e Mendes (2002, 2006). No contexto de uma pesquisa qualitativa, as análises recaem sobre a voz de dez Segundos Professores e os dados de uma autoavaliação pós-entrevista. Percebe-se que há ainda avanços a serem feitos em relação à inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares que impactam a cultura do coensino no ambiente escolar, perpassando sobre as relações pedagógicas entre os professores que atuam na mesma turma.

Keywords : Coensino; Segundo Professor de Turma; Interações Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )