SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Pedagogical Interactions in the Perspective of Collaborative Education (Co-Teaching): Dialogues with the Second Classroom Teacher in Santa CatarinaTeaching of Echoic in People with Autism Spectrum Disorders: Systematic Review of Literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; MUNSTER, Mey de Abreu van  and  GONCALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.675-690.  Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400009.

Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura norteada pela seguinte questão de pesquisa: Como as pesquisas empíricas baseadas nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA têm influenciado a inclusão do Professor de Apoio Educacional Especializado - PAEE na literatura internacional? O objetivo geral estipulado foi mapear e analisar as pesquisas empíricas internacionais envolvendo a interface DUA e a inclusão. Para tanto, a pesquisa foi realizada no portal de periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e os descritores utilizados foram "universal design for learning" and "inclusion". Como critério de seleção, ficaram estabelecidos que só seriam analisados artigos publicados em língua inglesa em periódicos revisados por pares; além disso, para análise, era necessário que o artigo relatasse uma pesquisa empírica. Desse modo, foram encontrados inicialmente 44 artigos, e, após a aplicação dos critérios, sete foram analisados. Os resultados mostram que a maioria dos trabalhos publicados tece concepções teóricas sobre o tema, mas sem a realização de uma pesquisa aplicada. As poucas pesquisas empíricas encontradas concentram-se em torno de questionários e de entrevistas e, também, na formação de professores. Conclui-se que emerge a necessidade de pesquisas que apliquem diretamente os princípios propostos pela DUA, para que assim seja possível analisar os efeitos da aplicação do DUA na inclusão de todos os alunos no contexto escolar.

Keywords : Educação Especial; Revisão Sistemática; Desenho Universal para Aprendizagem; Inclusão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )