SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional1Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

GUERRA, Bárbara Trevizan; SANTO, Lady Anny Araújo do Espírito; BARROS, Romariz da Silva  y  ALMEIDA-VERDU, Ana Cláudia Moreira. Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.691-708.  Epub 11-Oct-2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400010.

A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados.

Palabras clave : Autismo; Ensino; Linguagem; Ecoico; Revisão de Literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )