SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Teaching of Echoic in People with Autism Spectrum Disorders: Systematic Review of LiteratureAcademic Experiences of University Students with Autism Spectrum Disorders: an Interpretative Analysis of Report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ALVES, Adriana Gomes  and  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.709-728.  Epub Oct 11, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400011.

Este artigo examina a elaboração de conceitos em crianças com e sem deficiências em atividades de criação de jogos digitais. O estudo apresenta o uso da tecnologia em uma abordagem pedagógica sustentada nas teorias de Vigotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos em design de jogos com crianças. A pesquisa qualitativa adotou o Design-Based Research (DBR) como abordagem metodológica, que possibilitou a atuação colaborativa e coletiva de estudantes em atividades de criação de jogos. A equipe interdisciplinar foi composta por pesquisadores e acadêmicos das áreas de computação, de educação e de design e de quatro crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Itajaí, Santa Catarina, dentre as quais duas com deficiência intelectual. A análise dos dados revelou a apropriação das crianças sobre conceitos acerca de jogos digitais e seus componentes, a percepção do processo de criação de jogos, a complexidade inerente à construção de tecnologias e o olhar crítico das crianças relativos aos jogos e seu uso. As diferenças intelectuais entre as crianças foram superadas por meio de abordagens que favoreceram suas diferentes competências, o que proporcionou a admiração entre os pares, o respeito mútuo e a inclusão escolar.

Keywords : Educação Especial; Deficiência intelectual; Criação de tecnologia; Aprendizagem cooperativa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )