SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Software mTEA: from Computer Design to Application by Professionals with Students with AutismProfessors’ Perception of the Entry of a Deaf Student Into a University Campus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; NUNES, Laísy de Lima  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: Sala de Aula e Pátio. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp.69-84.  Epub Feb 12, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100005.

Este estudo objetivou analisar episódios interacionais de crianças com autismo nos contextos de sala de aula e pátio, considerando seus pares e professores. Entende-se a relevância da inclusão escolar e das interações sociais específicas que ocorrem nesses contextos a partir das características neurodesenvolvimentais, sociocomunicativas e comportamentais das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, foram realizadas oito filmagens em duas escolas particulares, com quatro professoras, quatro crianças com autismo e 42 crianças com desenvolvimento típico. Os resultados foram apresentados em termos quantitativos, a partir das frequências de episódios interacionais; e qualitativos, a partir da descrição de quatro estudos de caso contendo trechos dos episódios interacionais. Apesar das variações entre os contextos, os episódios interacionais completos caracterizaram-se pelo uso de objetos e mediações diádicas dirigidas pelas professoras às crianças autistas. Sobre as interações entre os pares, destaca-se que essas trocas foram mais frequentes durante as atividades livres no contexto de sala de aula. Por fim, ressaltase o papel do estudo dos episódios interacionais para os processos de pesquisa, avaliação e intervenção na área escolar.

Keywords : Autismo; Interação social; Inclusão educacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )