SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1What the People with Intellectual Disability Think about their Participation in the Work from Two Case StudiesTeacher Training and Teaching Method for Deaf Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

DE OLIVEIRA, Ana Paula; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho  and  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp.125-142.  Epub Feb 12, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100008.

O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): 1) segundo o relato deles mesmos, antes e depois de um programa sobre habilidades sociais; e 2) segundo o relato de seus pais/responsáveis e professoras, antes e depois de orientações sobre AH/SD e habilidades sociais. Participaram nove estudantes de uma escola pública, nove pais/responsáveis e oito professoras. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos. A intervenção com os estudantes ocorreu em oito encontros semanais e dos pais/responsáveis e professores, em três encontros quinzenais. Os resultados apontaram que o repertório social dos estudantes melhorou no ponto de vista deles, de suas professoras e de seus pais, provavelmente devido ao procedimento de intervenção utilizado, que envolveu mais de um segmento.

Keywords : Aluno com Altas Habilidades; Superdotação; Habilidades sociais; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )