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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

RODRIGUES, Ednalva Gutierrez; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes  e  DRAGO, Rogério. Formação de Professores e Método de Ensino para Crianças Surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp.143-158.  Epub 12-Fev-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100009.

Este artigo discute a proposta de formação de professores e os embasamentos do método adotado para ensinar crianças surdas, no período de 1951 a 1961, quando Ana Rímoli de Faria Dória esteve na direção do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Com base na concepção de história de Marc Bloch, elegeu-se como metodologia a pesquisa histórica. Foram analisados discursos registrados nos Anais da 1ª Conferência Nacional de Professores de Surdos, realizado no INES, em 1959, e textos auxiliares. Os resultados apontam que a concepção de educação, fundamentada na correção da deficiência, dialogou com concepções teóricas que circulavam naquela época, influenciando a formação de professores, pois estes deveriam ensinar as crianças surdas a oralização e a leitura labial, conforme princípios do Método Oral Puro, adotado em todo o território nacional.

Palavras-chave : Educação de crianças surdas; Formação de professores; Método de ensino.

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