SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Functional Diagnosis as a Strategy for Implementing Inclusive Education in Poland1Bibliometric Research in Technology-Mediated Learning with High Capacity Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MARINHO, Ana Luiza Cabral; ROCHA E SILVA, Bárbara Layse  and  BRAZOROTTO, Joseli Soares. Análise das Estratégias Empregadas em um Programa de Intervenção Fonológica para Crianças com Deficiência Auditiva1, . Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp.211-228.  Epub May 11, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100002.

Programas de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva têm sido estudados mundialmente, dados os seus comprovados benefícios para o desenvolvimento da leitura. No entanto, no Brasil, não há referência à avaliação desses programas para crianças com deficiência auditiva inseridas em serviços de (re)habilitação auditiva. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva. Trata-se de estudo do tipo exploratório, de fonte documental, longitudinal com abordagem qualitativa, realizado a partir da intervenção com 11 crianças com deficiência auditiva e três pedagogas que acompanharam a intervenção em grupo. Foram analisados os 80 planos das sessões e as 80 fichas de observação das pedagogas, além da descrição dos resultados do grupo focal realizado com as pedagogas ao término da intervenção. Observou-se a necessidade de adaptações quanto às instruções, às estratégias e aos materiais utilizados, nessa ordem de frequência, assim como a utilização de estratégias de comunicação e técnicas específicas para otimizar a compreensão e a execução das atividades pelas crianças. Concluiu-se que o programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva necessitou de adaptações e destaca-se a importância da capacitação dos profissionais nos serviços de terapia especializada para essa atuação.

Keywords : Deficiências da audição; Terapia fonoaudiológica; Aprendizagem da leitura; Formação pedagógica; Modelos de Educação Especial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )