SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Diagnóstico Funcional como Estratégia para Implementar a Educação Inclusiva na PolôniaInvestigación Bibliométrica en Aprendizaje Mediado por Tecnología con Alumnado de Altas Capacidades1, índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MARINHO, Ana Luiza Cabral; ROCHA E SILVA, Bárbara Layse  y  BRAZOROTTO, Joseli Soares. Análise das Estratégias Empregadas em um Programa de Intervenção Fonológica para Crianças com Deficiência Auditiva1, . Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp.211-228.  Epub 11-Mayo-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100002.

Programas de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva têm sido estudados mundialmente, dados os seus comprovados benefícios para o desenvolvimento da leitura. No entanto, no Brasil, não há referência à avaliação desses programas para crianças com deficiência auditiva inseridas em serviços de (re)habilitação auditiva. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva. Trata-se de estudo do tipo exploratório, de fonte documental, longitudinal com abordagem qualitativa, realizado a partir da intervenção com 11 crianças com deficiência auditiva e três pedagogas que acompanharam a intervenção em grupo. Foram analisados os 80 planos das sessões e as 80 fichas de observação das pedagogas, além da descrição dos resultados do grupo focal realizado com as pedagogas ao término da intervenção. Observou-se a necessidade de adaptações quanto às instruções, às estratégias e aos materiais utilizados, nessa ordem de frequência, assim como a utilização de estratégias de comunicação e técnicas específicas para otimizar a compreensão e a execução das atividades pelas crianças. Concluiu-se que o programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva necessitou de adaptações e destaca-se a importância da capacitação dos profissionais nos serviços de terapia especializada para essa atuação.

Palabras clave : Deficiências da audição; Terapia fonoaudiológica; Aprendizagem da leitura; Formação pedagógica; Modelos de Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )