SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Sign Languages as Languages ​​of Interlocution: the Place of Communicative Activities in the School ContextMultifunctional Resource Room Teacher Training and Enactment With the Diversity of the Target Population of Special Education1, author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ASSUNCAO, Marhla Laiane de Brito et al. Atendimento em Saúde à Pessoa com Deficiência e a Formação Inicial do Profissional de Saúde: o que Há rntre Nós?1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp.327-342.  Epub May 11, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100008.

O processo de formação do profissional de saúde tem se modificado na busca de educar profissionais com uma visão integral e que proponham mudanças na sociedade. Dentro desse contexto, a saúde da pessoa com deficiência merece destaque, tendo em vista que essas pessoas têm mais barreiras de acessos aos serviços prestados por esses profissionais, tais como dificuldade de comunicação, empatia do profissional, barreiras arquitetônicas, instrumentais, entre outras. Logo, este estudo objetiva analisar como duas universidades públicas discutem a saúde da pessoa com deficiência dentro do currículo do profissional de saúde. Para isso, analisaram-se projetos pedagógicos de oito cursos de Saúde. Concluiu-se que os projetos analisados não garantem uma formação integral no que tange à atenção à saúde da pessoa com deficiência.

Keywords : Formação Profissional; Profissional da Saúde; Pessoa com deficiência; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )