SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Una Aproximación Teórica sobre la Educación Inclusiva en Honduras: Avances, Obstáculos y DesafíosImplementation of PECS Associated with Point-Of-View Video Modeling in Early Childhood Education for Children with Autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

PEREIRA, Rosamaria Reo et al. Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp.387-402.  Epub Aug 12, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0087.

Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos.

Keywords : Aluno com deficiência; Ensino Superior; Características socioeconômicas e acadêmicas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )