SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Análise de Solicitações ao Ministério Público sobre o Direito das Pessoas com Deficiência à EducaçãoSobre a Participação Social da Pessoa com Deficiência Intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

BASSO, Eduarda; RIECHI, Tatiana Izabele Javorski de Sá; MOREIRA, Laura Ceretta  e  VEIGA, Elizabeth Carvalho da. Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp.453-464.  Epub 12-Ago-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0147.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) prevê que estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) recebam um Atendimento Educacional Especializado. Contudo, as pesquisas apontam que o número de estudantes identificados e acompanhados no Ensino Superior ainda é muito aquém do esperado. O objetivo deste trabalho foi descrever os procedimentos do Programa de Evidências Globais de Altas Habilidades/Superdotação nas Universidades (PEGAHSUS), para identificar estudantes universitários do Estado do Paraná, com indicadores de AH/SD. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo dos estudantes acessados e avaliados durante o período de 2017 a 2018 pelo Programa. Os instrumentos utilizados foram um Questionário para Identificação da Expressão da Inteligência (QIEI) e o teste de inteligência WAIS III. Para a avaliação da inteligência, participaram 76 alunos, dos quais 63% apresentaram quociente de inteligência total (QIT) igual ou acima de 130. A respeito da fidedignidade do instrumento de rastreio, o QIEI apresentou uma sensibilidade de 64,2% nas indicações para AH/SD. O instrumento apresentou um impacto positivo na identificação, na medida em que acessou diversos estudantes que, de fato, apresentaram potencial intelectual acima da média. Aponta-se, por fim, a importância de identificar e acompanhar os estudantes com AH/SD no âmbito acadêmico, visto que evidencia dados a respeito dessa população e permite que sejam desenvolvidas estratégias condizentes com o perfil dos estudantes.

Palavras-chave : Altas Habilidades/Superdotação; Educação Especial; Identificação; Inteligência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )