SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3The Transition Into Adult Life Questionnaire of Students With Special Educational Needs - Training Paths in the Portuguese Educational System: Construction and ValidationAutism, Maternal Narratives and Activism from 1970 to 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

PINTO, Raiane Paim  and  SANTANA, Maria Luzia da Silva. A Educação Especial Inclusiva em Contexto de Diversidade Cultural e Linguística: Práticas Pedagógicas e Desafios de Professoras em Escolas de Fronteira. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp.495-510.  Epub Aug 12, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0199.

Este artigo caracteriza as percepções de professoras em escolas localizadas próximo à faixa de fronteira entre Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, sobre sua formação e suas práticas pedagógicas com estudantes público-alvo da Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar, em um cenário de diversidade cultural e linguística. Uma pesquisa qualitativa foi realizada com cinco professoras de duas escolas públicas municipais, que responderam a uma entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizam avanços, como a construção de materiais pedagógicos pelas professoras, considerando a diversidade cultural e linguística dos estudantes paraguaios, que têm como língua materna o guarani e/ou espanhol. Contudo, as professoras apontaram também dificuldades em razão das barreiras linguísticas, que podem levar os estudantes a uma deficiência secundária. Pesquisas futuras poderão ampliar esses achados, com a investigação da realidade e do cotidiano dos estudantes no ambiente de sala de aula, assim como da relação entre a família dos estudantes paraguaios e a escola.

Keywords : Diversidade cultural e linguística; Educação Especial inclusiva; Escolas de fronteira.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )