SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Autism Spectrum Disorder and Educational Practices in Professional Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SANDOVAL, Marta; VAZQUEZ, Carmen MÁRQUEZ; SIMON, Cecilia  and  SANDIGO, Alma M.. Perspectivas de Alunos e Professores de Práticas de Ensino Inclusivas Em Programas de Formação de Professores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.551-554.  Epub Dec 09, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0059.

Este estudo foca as percepções dos alunos e do corpo docente sobre práticas instrucionais inclusivas em programas de formação de professores em três universidades diferentes (duas na Espanha e uma nos EUA). Sintetizamos essa estrutura em quatro dimensões: (a) identificação das necessidades e pontos fortes dos alunos, (b) acessibilidade aos espaços físicos e materiais, (c) metodologias e estratégias para engajar os alunos, e (d) valorização da diversidade como um recurso. Uma metodologia mista (questionário e entrevistas) foi utilizada para coletar as informações. Participaram deste estudo 653 estudantes universitários e 35 professores das diferentes faculdades de educação. Os resultados revelam as percepções dos alunos e do corpo docente tanto em relação às práticas efetivas para salas de aula universitárias inclusivas diversas quanto às barreiras à inclusão que afetam a aprendizagem nas instituições participantes. Os resultados refletem sérias discrepâncias entre alunos e docentes.

Keywords : Ensino Superior; Corpo docente da universidade; Ensino universitário; Desenho universal; Inclusão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )