SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1] índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

SANDOVAL, Marta; VAZQUEZ, Carmen MÁRQUEZ; SIMON, Cecilia  y  SANDIGO, Alma M.. Perspectivas de Alunos e Professores de Práticas de Ensino Inclusivas Em Programas de Formação de Professores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.551-554.  Epub 09-Dic-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0059.

Este estudo foca as percepções dos alunos e do corpo docente sobre práticas instrucionais inclusivas em programas de formação de professores em três universidades diferentes (duas na Espanha e uma nos EUA). Sintetizamos essa estrutura em quatro dimensões: (a) identificação das necessidades e pontos fortes dos alunos, (b) acessibilidade aos espaços físicos e materiais, (c) metodologias e estratégias para engajar os alunos, e (d) valorização da diversidade como um recurso. Uma metodologia mista (questionário e entrevistas) foi utilizada para coletar as informações. Participaram deste estudo 653 estudantes universitários e 35 professores das diferentes faculdades de educação. Os resultados revelam as percepções dos alunos e do corpo docente tanto em relação às práticas efetivas para salas de aula universitárias inclusivas diversas quanto às barreiras à inclusão que afetam a aprendizagem nas instituições participantes. Os resultados refletem sérias discrepâncias entre alunos e docentes.

Palabras clave : Ensino Superior; Corpo docente da universidade; Ensino universitário; Desenho universal; Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )