SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]Libras e Formação Docente: da Constatação à Superação de Hierarquias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MARTINEZ, Paulina Yesica OCHOA. Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado de Habilidades Motoras Grossas e Finas por meio da Educação Física: Intervenção em Estudantes com Deficiência Auditiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.567-570.  Epub 09-Dic-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0063.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa que utilizou estratégias pedagógicas para habilidades motoras grossas e finas de aprendizagem por meio da Educação Física em alunos com deficiência auditiva. Quinze estudantes com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade de 7.7 ± .3 anos (homens n = 9 e mulheres n = 6), participaram de um programa de cinco meses de 40 sessões de Educação Física com estratégias pedagógicas para a aprendizagem da motricidade grossa e fina, na qual eles se comunicavam por meio da Língua de Sinais mexicana. O inventário de desenvolvimento de Battelle foi utilizado antes e depois do programa para medir testes de coordenação corporal, locomoção, habilidades motoras finas e habilidade perceptiva, que determinam os escores de habilidades motoras grossas e finas. A análise estatística foi realizada utilizando o teste t de Student para amostras relacionadas, relatando diferenças significativas no escore de habilidades motoras grossas (p = .001) e no escore de habilidades motoras finas (p = .001) antes e após a intervenção. A variação percentual foi de 21.1% e 19.2%, respectivamente. A participação por cinco meses em um programa de Educação Física influencia positivamente a coordenação de habilidades motoras grossas e finas em alunos com deficiência auditiva.

Palabras clave : Deficiência auditiva; Educação Física; Desenvolvimento de habilidades motoras.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )