SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Teachers’ Perception in Relation to the Sensory Processing of Students with Autism Spectrum DisorderA Portuguese Version of the Sensory Processing Measure for Preschool: Analysis of the Internal Consistency and Homogeneity of the Items of School Form author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LOBATO, Juliana Lima  and  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Nomeação Bidirecional em Crianças com Autismo: Efeitos dos Procedimentos de Observação de Pareamento de Estímulos e Instrução com Múltiplos Exemplares. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.639-656.  Epub Dec 09, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0189.

Este estudo comparou a eficiência dos procedimentos de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) e de Observação de Pareamento de Estímulos (SPOP) para estabelecer nomeação bidirecional (BiN) em quatro crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi utilizado um delineamento de sondas múltiplas entre pares de participantes. Um participante demonstrou emergência de BiN completa, após passar pelos dois tratamentos experimentais (primeiro SPOP, depois o MEI). Dois participantes demonstraram emergência somente do componente de ouvinte, após o SPOP. No teste final de nomeação, dois participantes demonstraram emergência somente do componente de ouvinte da BiN, e um participante apresentou aumento nos dois componentes em relação à linha de base. Discute-se a eficiência dos tratamentos de maneira isolada, quando apresentados em sequência, além da importância do uso de estímulos reforçadores no processo de aquisição da BiN.

Keywords : Nomeação bidirecional; Instrução com múltiplos exemplares; Procedimento de observação de pareamento de estímulos; Transtorno do Espectro Autista.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )