SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Bidirectional Naming in Children with Autism: Effects of Stimulus Pairing Observation Procedure and Multiple Exemplar InstructionThe National Policy of Special Education In The Inclusive Education Perspective: the Problematics of the Support School Inclusion Professional as One of its Effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

REIS, Helena Isabel Silva; NEVES, Maria Dulce  and  DIXE, Maria dos Anjos. Versão Portuguesa Da Medida Do Processamento Sensorial Préescola: Análise Da Consistência Interna E Homogeneidade Dos Itens Do Formulário Escola. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.657-672.  Epub Dec 09, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0165.

Nos últimos anos, tem havido na literatura uma larga estimativa de prevalência de desordens do processamento sensorial. A avaliação dessas dificuldades deve fazer parte da competência dos profissionais que desenvolvem o seu trabalho com crianças que as apresentam por meio de instrumentos validados. Este estudo examina a consistência interna e homogeneidade dos itens da versão portuguesa do Sensory Processing Measure-Preschool (SPM-P). Foi aplicado o SPM-P a cem crianças entre os 2 e os 5 anos de idade que frequentavam a creche e o jardim de infância com o objetivo de determinar a sua fiabilidade e a validade. A análise da correlação de Pearson (homogeneidade dos itens) e do alfa de Cronbach (consistência interna) determinou a exclusão de quatro itens. Os valores de alfa de Cronbach para as várias dimensões (“Participação Social”, “Visão”, “Audição”, “Toque”, “Consciência Corporal”, “Equilíbrio”, “Planeamento Motor e Ideias”) oscilou entre ‹=0.742 (“Visão” e “Toque”) e ‹=0.908 (“Consciência Corporal”). Os resultados deste estudo mostram que o SPM-P é um instrumento de rastreio válido e fiável para despistar as dificuldades de processamento sensorial das crianças Portuguesas com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos integradas em contexto escolar.

Keywords : Sensory Processing Measure for Preschool; Consistência interna; Validação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )