SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Nomeação Bidirecional em Crianças com Autismo: Efeitos dos Procedimentos de Observação de Pareamento de Estímulos e Instrução com Múltiplos ExemplaresA Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

REIS, Helena Isabel Silva; NEVES, Maria Dulce  e  DIXE, Maria dos Anjos. Versão Portuguesa Da Medida Do Processamento Sensorial Préescola: Análise Da Consistência Interna E Homogeneidade Dos Itens Do Formulário Escola. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.657-672.  Epub 09-Dez-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0165.

Nos últimos anos, tem havido na literatura uma larga estimativa de prevalência de desordens do processamento sensorial. A avaliação dessas dificuldades deve fazer parte da competência dos profissionais que desenvolvem o seu trabalho com crianças que as apresentam por meio de instrumentos validados. Este estudo examina a consistência interna e homogeneidade dos itens da versão portuguesa do Sensory Processing Measure-Preschool (SPM-P). Foi aplicado o SPM-P a cem crianças entre os 2 e os 5 anos de idade que frequentavam a creche e o jardim de infância com o objetivo de determinar a sua fiabilidade e a validade. A análise da correlação de Pearson (homogeneidade dos itens) e do alfa de Cronbach (consistência interna) determinou a exclusão de quatro itens. Os valores de alfa de Cronbach para as várias dimensões (“Participação Social”, “Visão”, “Audição”, “Toque”, “Consciência Corporal”, “Equilíbrio”, “Planeamento Motor e Ideias”) oscilou entre ‹=0.742 (“Visão” e “Toque”) e ‹=0.908 (“Consciência Corporal”). Os resultados deste estudo mostram que o SPM-P é um instrumento de rastreio válido e fiável para despistar as dificuldades de processamento sensorial das crianças Portuguesas com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos integradas em contexto escolar.

Palavras-chave : Sensory Processing Measure for Preschool; Consistência interna; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )