SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus EfeitosFormación del Profesorado y TIC para el Alumnado Com Discapacidad: Una Revisión Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

LEAL, Nuno; EUSEBIO, Celeste  e  ROSA, Maria João da. Atitudes em Relação às Pessoas com Deficiência: uma Revisão Sistemática da Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.689-710.  Epub 09-Dez-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0062.

A área de investigação do turismo acessível (TA) apresenta uma tendência de crescimento. Contudo, a maioria dos estudos foca-se na acessibilidade física, havendo poucos que analisem as atitudes dos estudantes e profissionais desse setor relativamente às pessoas com deficiência (PcD). Assim sendo, esta revisão tem como objetivo analisar os trabalhos efetuados em outras áreas científicas sobre as atitudes relativamente às PcD. Pretende-se mapear metodologias, instrumentos de medição e principais variáveis e fatores associados às atitudes, para promover a sua inclusão na sociedade. Realizaram-se pesquisas na Scopus, tendo-se obtido 492 registos. Destes, foram selecionados 96 artigos para análise. Os resultados evidenciam que a avaliação das atitudes relativamente às PcD é uma temática de grande relevância em várias áreas científicas. Os estudos utilizam diversos instrumentos para medir essas atitudes. As experiências anteriores, qualidade e frequência do contato com PcD e conhecimento acerca da deficiência têm influência nas atitudes. Contudo, os resultados divergem na influência do perfil sociodemográfico nas atitudes face às PcD. Existe tendência para o recurso a metodologias quantitativas utilizando, como instrumento de recolha de dados, o questionário. O artigo termina identificando áreas de investigação relevantes para o aumento do conhecimento dos fatores que influenciam essas atitudes e, consequentemente, para o desenvolvimento do TA.

Palavras-chave : Turismo acessível; Escala de atitudes; Pessoas com deficiência; Determinantes das atitudes; Revisão bibliográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )