SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4The Urgency of Early Diagnosis of Deafness and its Effects on the Conceptual Field of the Education for the Deaf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SANTOS, Camila Elidia Messias dos  and  COSTA, Lorinisa Knaak da. O Que É Ensino Colaborativo?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.779-780.  Epub Dec 09, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0129.

A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação.

Keywords : Educação Especial; Educação Inclusiva; Prática pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )