SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4A Premência do Diagnóstico Precoce da Surdez e seus Efeitos no Campo Conceitual da Educação de Surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SANTOS, Camila Elidia Messias dos  e  COSTA, Lorinisa Knaak da. O Que É Ensino Colaborativo?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.779-780.  Epub 09-Dez-2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0129.

A obra O que é Ensino Colaborativo? propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas. De modo dinâmico e ilustrativo, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora, aludindo ao seu conceito, suas características e como ele pode ser implementado. O quarto capítulo trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades de cada profissional para o desenvolvimento do currículo escolar. A obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação.

Palavras-chave : Educação Especial; Educação Inclusiva; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )