SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A Constituição do Público-Alvo na Política de Educação Especial Brasileira: Movimentos e Disputas no Interior do Estado IntegralAtitudes Sociais de Professores em Relação à Inclusão: Formação e Mudança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MOREIRA, Flavia Daniela dos Santos. Ensinando Conceitos sobre a Pandemia com Símbolos Tangíveis. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0013.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0013.

Crianças com deficiência múltipla sensorial visual enfrentam desafios diários para comunicar seus interesses e necessidades e para compreender adequadamente conceitos. Um dos grandes obstáculos para iniciar uma intervenção eficaz com essas crianças consiste em identificar suas preferências e fornecer estratégias de ensino e oportunidades de aprendizagem específicas que valorizem os seus pontos fortes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi apresentar cinco cartões de símbolos tangíveis como recurso para ensinar conceitos sobre a pandemia da COVID-19 para crianças que apresentam deficiência múltipla sensorial visual. Pensando nisso, este ensaio teórico coloca em evidência a importância dos símbolos tangíveis como valiosos recursos da comunicação alternativa tátil, capazes de favorecer a comunicação, a antecipação de atividades, a compreensão de conceitos, e como opções de escolhas a serem feitas por estas crianças. Destaca-se a importância das interações táteis exploratórias por meio da modalidade háptica e do distanciamento entre o eu, os outros, os objetos e as representações. Por tratar-se de um assunto pouco explorado no cenário nacional, considera-se relevante apresentá-lo para que outros professores e pesquisadores o conheçam e o utilizem com seus alunos.

Palabras clave : Educação Especial; Símbolos tangíveis; Deficiência múltipla sensorial visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )