SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Qualidade da Coparentalidade e o Estresse em Pais de Crianças com Paralisia CerebralSolidariedade Intergeracional de Avós com Netos com Deficiência: Análise Bibliométrica e de Conteúdo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

SACCOL, Lilian Roberta Ilha; VIANNA, Clecimara  y  PAVAO, Silvia Maria de Oliveira. Negligência Familiar: Implicações na Aprendizagem Escolar de Estudantes com Deficiência Visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0014.  Epub 02-Mar-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0014.

No âmbito da Educação Especial, o presente artigo procurou compreender as interferências da negligência familiar no que se refere aos processos de aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, o estudo caracterizou-se como exploratório descritivo. O delineamento adotado foi o estudo de caso. Foram empregados, na pesquisa, como instrumentos de produção de dados, sete atas de ocorrências escolares referentes a duas estudantes com deficiência visual e cinco entrevistas focalizadas, a saber: duas entrevistas com as estudantes, duas entrevistas com os professores de classe e uma entrevista com a educadora especial da instituição onde ocorreu a pesquisa. Estes constituíram-se o público-alvo do estudo, que aconteceu no espaço de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A análise de conteúdo foi adotada para a interpretação dos dados, apontando a existência de três categorias de análise, quais sejam: negligência familiar, aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual e troca de guarda. Como resultado, a negligência familiar destaca-se como um fator que interfere negativa e substancialmente, não só na aprendizagem, mas, sobremaneira, nas atitudes, nas relações interpessoais e nos sentimentos dos que vivem sob essa realidade, especialmente os estudantes com deficiência visual.

Palabras clave : Negligência; Deficiência visual; Aprendizagem; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )