SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Fundamentals of Universal Design for Learning from an International PerspectiveCoefficient of Progression of Reading Fluency in the Monitoring of Students of Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

GOMES, Camila Graciella Santos et al. Efeitos do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0085.  Epub Mar 02, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0085.

O objetivo geral deste estudo foi avaliar a viabilidade do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para a capacitação de cuidadores de crianças com autismo em um contexto de Intervenção Comportamental Intensiva. Participaram do estudo 24 crianças com o diagnóstico de autismo, com idades entre 3 anos e 2 meses e 8 anos e 10 meses e seus respectivos cuidadores. Os cuidadores realizaram as estimulações comportamentais e intensivas com as crianças com autismo e foram capacitados por profissionais especializados, porém essa capacitação ocorreu por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, estando profissionais e cuidadores em locais diferentes. Os participantes com autismo foram avaliados antes e após a intervenção, por meio de instrumentos padronizados que permitiram medir o desenvolvimento das crianças. Os resultados indicaram a viabilidade do uso dessas tecnologias para capacitar cuidadores e ganhos no desenvolvimento das crianças com autismo.

Keywords : Transtornos do Espectro do Autismo; Educação Especial; Cuidadores; Análise do Comportamento Aplicada; Tecnologias da Informação e Comunicação.; Autism Spectrum Disorders; Special Education; Caregivers; Applied Behavior Analysis; Information and Communication Technologies.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )