SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Fundamentos del Diseño Universal para el Aprendizaje Desde la Perspectiva InternacionalCoeficiente de Progressão da Fluência de Leitura no Acompanhamento de Escolares do Ensino Fundamental I índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

GOMES, Camila Graciella Santos et al. Efeitos do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0085.  Epub 02-Mar-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0085.

O objetivo geral deste estudo foi avaliar a viabilidade do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para a capacitação de cuidadores de crianças com autismo em um contexto de Intervenção Comportamental Intensiva. Participaram do estudo 24 crianças com o diagnóstico de autismo, com idades entre 3 anos e 2 meses e 8 anos e 10 meses e seus respectivos cuidadores. Os cuidadores realizaram as estimulações comportamentais e intensivas com as crianças com autismo e foram capacitados por profissionais especializados, porém essa capacitação ocorreu por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, estando profissionais e cuidadores em locais diferentes. Os participantes com autismo foram avaliados antes e após a intervenção, por meio de instrumentos padronizados que permitiram medir o desenvolvimento das crianças. Os resultados indicaram a viabilidade do uso dessas tecnologias para capacitar cuidadores e ganhos no desenvolvimento das crianças com autismo.

Palabras clave : Transtornos do Espectro do Autismo; Educação Especial; Cuidadores; Análise do Comportamento Aplicada; Tecnologias da Informação e Comunicação.; Autism Spectrum Disorders; Special Education; Caregivers; Applied Behavior Analysis; Information and Communication Technologies.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )