SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Effects of the Use of Information and Communication Technologies on the Training of Caregivers of Children with AutismTeaching Number Relationships Through Stimulus Equivalence to Children with Autism Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

PEREIRA, Edlaine Souza; ALVES, Luciana Mendonça; MARTINS-REIS, Vanessa de Oliviera  and  CELESTE, Leticia Correa. Coeficiente de Progressão da Fluência de Leitura no Acompanhamento de Escolares do Ensino Fundamental I. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0093.  Epub Mar 02, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0093.

A fluência de leitura é tida como uma meta no desenvolvimento da leitura oral e pode, de forma mais rápida e objetiva, indicar a evolução do desempenho dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular do Brasil prevê que, entre o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, o escolar deve ler de forma autônoma e fluente com textualidade adequada. Assim sendo, o objetivo deste estudo é verificar se a fluência leitora pode ser utilizada como um indicador de competência com o avanço do ano letivo para os estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de um estudo observacional, longitudinal e descritivo. Participaram 36 crianças matriculadas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo 18 do público-alvo da Educação Especial ou contemplados pela política no Distrito Federal, Brasil. A fluência de leitura textual foi avaliada com intervalo de cinco meses com as variáveis Taxa de leitura e Acurácia. A comparação intergrupo demonstrou resultados superiores para o Grupo de Controle em ambas a variáveis, já a intragrupo indicou evolução estatisticamente significante somente para o Grupo de Interesse. Foi desenvolvido o Coeficiente de Progressão, cujos resultados mostraram evolução nas medidas de fluência de leitura. Assim, a fluência de leitura parece ser um indicador de competência de leitura para a Educação Especial.

Keywords : Educação Especial; Habilidade de leitura; Desempenho acadêmico; Ensino Fundamental; Inclusão educacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )