SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Teaching Number Relationships Through Stimulus Equivalence to Children with Autism Spectrum DisorderOpportunities to Learn Mathematics for Students with Intellectual Disability in Special Education Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FERREIRA, Layse Maria dos Santos; BANDINI, Carmen Silvia Motta  and  BANDINI, Heloisa Helena Motta. Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0115.  Epub Mar 02, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0115.

Neste trabalho, propôs-se a adaptar um instrumento para ensinar consciência fonológica (CF) a crianças com Paralisia Cerebral (PC). PC consiste em um grupo de desordens do movimento e da postura, que pode estar associado a déficits cognitivos, de interação e de linguagem, comprometendo a independência funcional do indivíduo, tanto na modalidade oral quanto na escrita. A literatura afirma que, vocabulário, memória fonológica e CF são consideradas habilidades preditoras e necessárias à aquisição e ao desempenho em leitura e escrita. Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de PC e dois juízes especialistas. O estudo foi dividido em quatro etapas: a) análise e adaptação do instrumento Alfabetização: Método Fônico; b) análise de juízes especialistas; c) estudo piloto com pré e pós teste de CF e leitura; e d) versão final do instrumento. Foram adaptadas 63 atividades, levando em consideração o perfil da população, a análise dos juízes e a aplicação a um grupo clínico. Os participantes conseguiram compreender e executar o treino em 26 das 33 atividades. Todos mostraram melhora nos escores quando comparados pré e pós testes. Diante disso, o instrumento mostrou-se adequado à população após a adaptação e mostrou-se fiel ao ensino proposto pelo instrumento original.

Keywords : Paralisia cerebral; Consciência fonológica; Educação Especial; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )