SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Playing and Telling Stories with Children with Autism Spectrum Disorder: Mediation of AdultsLinguistic Accessibility for Deaf People in Higher Education: Reflections about the Brazilian Sign Language/Portuguese Language Undergraduate Course of the Federal University of Rio Grande do Norte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

CASAGRANDE, Rosana de Castro  and  MAINARDES, Jefferson. O Campo Acadêmico da Educação Especial no Brasil. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0132.  Epub Mar 02, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0132.

O objetivo deste trabalho foi analisar a emergência e o desenvolvimento do campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, foram coletados dois conjuntos de dados: dados históricos e bens acadêmicos, permitindo estruturar a institucionalização do campo acadêmico da Educação Especial em três momentos distintos: a) Elementos antecedentes (de 1789 a 1962); b) Elementos constituintes (de 1962 a 1989); e c) Expansão do campo acadêmico (a partir de 1990). A análise relacional dos dados indicou que a Educação Especial se constitui como um campo acadêmico abrangente e em expansão, porém restrito para a dimensão do país. A caracterização da Educação Especial na qualidade de campo acadêmico possibilitou a sistematização de um conjunto de instâncias de institucionalização responsáveis pela produção e pela divulgação de bens acadêmicos diversos que contribuem significativamente para seu processo de consolidação. Espera-se que os agentes do campo acadêmico atuem na luta contra a invisibilidade e o menosprezo histórico às pessoas com deficiência, por uma Educação Especial Inclusiva no âmbito de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Keywords : Educação Especial; Campo acadêmico; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )