SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Acessibilidade Linguística de Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre o Curso de Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do NorteCorrelações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; BRACKEN, Seán  y  NAKANO, Natália. Indicadores Preliminares do Uso da Lesson Study Como Prática de Ensino Capaz de Viabilizar uma Perspectiva Inclusiva na Educação Superior. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0161.  Epub 02-Mar-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0161.

Este estudo abordou a estratégia de estudos de aula (Lesson Study) como suporte para o planejamento de atividades acadêmicas de professores que pretendem adotar ou contribuir para a adoção de uma perspectiva inclusiva na Educação Superior. O objetivo geral deste estudo foi descrever indicadores preliminares do uso da Lesson Study como prática de ensino capaz de viabilizar uma perspectiva inclusiva, no contexto da Educação Superior. De maneira específica, objetivamos: a) identificar estratégias de estudantes com e sem marcadores (sociais, linguísticos, étnicos, neuromotores, dentre outros) como sugestões para o processo de ensino-aprendizagem com perspectiva inclusiva; e b) comparar essas estratégias e discuti-las do ponto de vista de aspectos da prática de ensino testada nessa análise. Com abordagem predominantemente qualitativa, essa pesquisa se caracterizou pelo tipo descritivo e os instrumentos de investigação utilizados para a coleta de dados consistiram em entrevistas, observação e anotações de campo. Participaram dessa análise três professoras universitárias e um grupo de doze estudantes, sendo quatro deles com marcadores (sociais, linguísticos, étnicos, neuromotores, dentre outros) e oito sem. Os resultados permitiram destacar quatro indicadores específicos da Lesson Study e 26 tipos de estratégias indicadas pelos alunos (com e sem marcadores) como sugestões para suporte durante as práticas de ensino. Foi possível observar que aquelas fornecidas pelos estudantes sem marcadores não diferiram muito daquelas apresentadas pelos estudantes com marcadores, exceto em situações específicas, tais como as apontadas pelo discente com surdez. Os dados obtidos permitiram fazer alusões às políticas e orientações existentes e geradas na própria Universidade e, de modo particular, a análise proporcionou o aprimoramento profissional das professoras envolvidas, assim como indicou possibilidades desse aprimoramento em relação aos outros docentes que possuem uma preocupação com a adoção de ações com perspectivas de ensino inclusivo.

Palabras clave : Educação Especial; Ensino Superior; Alunos; Inclusão escolar; Lesson Study.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )